Rede Leitora Terra das Palmeiras

Rede Leitora Terra das Palmeiras

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Somos árvores e nossa semente é a leitura

“... eu vou bem e você também vai bem”, assim iniciamos o encontro com Érica Verçosa e Liliane Reis, ambas do Instituto C&A que vieram a São Luís fazer o acompanhamento e, mais do que isso, vieram colaborar com a construção de uma rede que tem se fortalecido a cada novo dia de luta pelo direito de todos à leitura: Rede de Bibliotecas Comunitárias Ilha Literária. Fora(temer)m dois dias de muitos diálogos, proposições, visões e sonhos projetados sobre todos que ali estavam. Dias de consolidação de amizade e percepção de que “É fácil quebrar uma vara, mas é difícil quebrar um feixe de varas” ou “Vis unita fortior” ou  “L’union fait la force” “A união faz a força”.
Descobrir que podemos contar com o outro é importante para a construção de uma sociedade mais igualitária e que seu futuro não seja somente uma torrente de injustiças. Juntos e somente juntos, presencialmente ou não, podemos conseguir garantir nossos direitos violados ou negados. A Rede de Bibliotecas Comunitárias Ilha Literária é uma conquista e, conquista aqui, pode ser traduzida como uma virtude de quem pensa também nos outros como iguais e não somente em si mesmo em destaque. 
Nosso objetivo comum é o DIRETO HUMANO À LEITURA e nestes dias com Érica e Liliane, vislumbramos a REALIDADE deste OBJETIVO que não é somente da Rede Ilha Literária, mas de todas as redes e bibliotecas que constituem a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias no Brasil.
Somos árvores e nossa semente é a leitura, o terreno para essa floresta é toda a sociedade brasileira, nossas folhas carregam escritas nossas histórias de resistência, nossas raízes estão fincadas profundamente na sabedoria ancestral que faz permanecer a vida em coletivo e com a natureza, inspiramos a necessidade de todos e expiramos o bem coletivo.

Juntos somos e sempre seremos mais fortes.



relação entre nossa história com a vida das árvores

grupos de trabalho

grupos de trabalho

Liliane Reis

Farinhada - Mediação de Sirlândia

Mediação de Carla

Mediação de Levi e Flavia

Érica Verçosa

Sobre o Direito à Leitura com Liliane

Mediação de Daniela

Rede de Bibliotecas Comunitárias Ilha Literária

Nenhum comentário:

Postar um comentário