Rede Leitora Terra das Palmeiras

Rede Leitora Terra das Palmeiras

Parceiros

Instituto C&A

 O projeto é apoiado pelo Instituto C&A através do programa “Prazer em Ler”. O objetivo do “Prazer em Ler” é promover a formação de leitores e desenvolver o gosto pela leitura, por meio de ações continuadas e sustentáveis e de articulações com distintos agentes envolvidos com a leitura no Brasil.

A metodologia do programa prevê potencializar e integrar quatro eixos: espaço de leitura, acervo, mediação da leitura e gestão. O programa estabelece relações de parceria com instituições sem fins lucrativos voltadas à educação de crianças e adolescentes, com ONGs dedicadas à difusão da importância da leitura e com o poder público. Realiza formação continuada de educadores mediadores de leitura; criação e/ou adequação de espaços de leitura ,organização de acervos, apoio ao desenvolvimento de projetos (ou práticas) de leitura, organização de seminários, concursos e premiações, a utilização de diferentes mídias para propagar a importância da leitura e articulação com diferentes agentes sociais que atuam ou podem vir a atuar na promoção da leitura.

 


A criação da Biblioteca Pública do Estado do Maranhão remonta ao período imperial, 1º reinado, precisamente 29 de setembro de 1829. Foi resultado do esforço de intelectuais que, naquele momento, estavam a querer provar o quão nesta terra se valorizava o pensamento e a arte.
Todavia, apesar de criada em 1829, somente em 3 de maio de 1831 é que foi, oficialmente, aberta ao público. Para alguns historiadores, é considerada a segunda biblioteca pública mais antiga do Brasil.
O prédio atual da Biblioteca Pública Benedito Leite foi construído em estilo colonial neoclássico durante os anos de 1950 e 1951, quando neste último ano foi inaugurada, 19 de setembro. 

Recentemente foi reformada, sendo dotada com aparelhagens de climatização e de informatização. Possui 127.000 obras, entre livros, revistas, jornais, fotografias, microfilme, manuscritos, diários oficiais, obras raras, livros em braille e folhetos. 

Funcionamento - Segunda a sexta feira, das 8h30h às 19horas.
  
Clique aqui para ter acesso a acervo digital da biblioteca.
 
Biblioteca Pública Benedito Leite
Praça Deodoro, s/n - Centro
CEP: 65.020 - 430, São Luís-MA
Tel.: (0**98) 3218-9961
Fax: (0**98) 3218-9960

E-Mails:
Biblioteca - bpbl@cultura.ma.gov.br
Direção Geral - direcaobpbl@cultura.ma.gov.br
Divisão de Apoio Técnico (DAT) - datbpbl@cultura.ma.gov.br
Divisão de Informação e Municipalização (DIM) - dimbpbl@cultura.ma.gov.br
Divisão de Informática e Processamento (DIP) - dipbpbl@cultura.ma.gov.br
Biblioteca Infantil e Juvenil Viriato Corrêa - bijvcbpbl@cultura.ma.gov.br
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas - SEBP - sebpbpbl@cultura.ma.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário