Rede Leitora Terra das Palmeiras

Rede Leitora Terra das Palmeiras

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Capacitação em Tecnologias Criativas em Bibliotecas




O que é um espaço de biblioteca? Um lugar de armazenar livros, de catalogação, de normalização, de arquivo? Não. O espaço da Biblioteca é uma espaço de produção de cultura , arte e conhecimento como essência.
O profº Doutorando em informática na educação Rooseweltlins, ministrou uma capacitação sobre Tecnologias Criativas em Bibliotecas e fomos todos confrontados a RE-pensar as formas das bibliotecas e RE-inventá-las para um lugar muito mais amplo do que a que estamos acostumados.
Durante o processo elaboramos Mapas Afetivos Visuais do percurso de nossas casas até as bibliotecas. Olha que saíram muitas imagens fortes, politicas, instigantes: do Careca personagem tipo do Mangue Seco a imensas crateras de dinossauros encontrados nas ruas de São Luís.
Noutro momento aprendemos sobre Softwares Livres e suas importâncias e funções sociais no contexto das bibliotecas. Tudo muito bem explica do e com uma linguagem muito acessível.

A Capacitação é essencial para que as trocas sejam estabelecidas e para que as ideias sejam Renovadas.


Sabe o que é um software livre?

Software Livre é uma forma de manifestação de um software em que, resumidamente, permite-se adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-lo. Não confundir com o movimento Open Source.

Software livre – Wikipédia, a enciclopédia livre

https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário