Rede Leitora Terra das Palmeiras

Rede Leitora Terra das Palmeiras

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Um lugar de posicionamento político e de resistência ou sobre um desfile no 6 de Setembro.

A Rede Leitora Terra das Palmeiras participou, hoje (dia 6 de setembro e não 7), de um desfile, mas não de um desfile sobre a independência (si é que um dia ela existiu) e nem aclamava-se um patriotismo litigioso (de esquerda ou de direita), mas de outro modo, saiu à Avenida 01 da Cidade Olímpica com outras inúmeras instituições em sua maioria comunitárias (bibliotecas, instituições de ensino e de assistência social) de “vistas e fichas e mãos limpas” diante do contexto, não só de que estão inseridas na comunidade, como num contexto mais amplo diante do país*. 
 

*País segundo o dicionário é um substantivo masculino - país tem gênero? Talvez o nosso, mas esse não é o assunto de agora. Em sua 1ª explicação (Google) diz que: Qualquer região, terra ou território. . Território geograficamente delimitado e habitado por uma coletividade com história própria. Hum... Com sua própria história... A Rede Leitora Terra das Palmeiras, juntamente com as diversas instituições comunitárias do entorno da Cidade Olímpica, estão traçando sua própria história e o que marca essa história hoje é uma resistência e uma persistência em objetivos comuns para quem a “política-politicagem” nunca vê ou somente enxerga em tempos de eleição. A poesia Outubro, de Afonso Romano de Sant’anna, traça um bom paralelo diante deste pensamento:
1
Outubro
ou nada
ou tudo
ou sangue
outubro
ou tumba
outubro
ou pão
outubro
ou túnel
de emoção.
2
[...]
E sabe que outubro é quando
A lisonja tem suas bocas
E cria palavras dúbias
Sobre os tímpanos do povo,

Por isso que, quando outubro,
Todo cuidado é pouco:
Dou três toques no meu sino
E mando chamar meu povo.
[...]
(Afonso Romano de Sant’anna. Poesia Reunida 1965-1999)
Este desfile é, acima de tudo, um lugar de posicionamento politico e de resistência, sobretudo no contexto educacional da periferia. Cerca de 3 Mil pessoas entres Gestores, Alunos, Bibliotecários, Educadores, pais e moradores fizeram parte deste momento, não à independência, mas um desfile de exaltação às suas próprias conquistas e lutas, nestes 20 anos de Cidade Olímpica.
Podemos pensar uma coisa sobre este assunto: Independência, quer dizer que não se depende mais de outrem, que a este dominava. Não estamos dominados, estamos determinados a permanecer com o foco muito preciso diante dos nossos objetivos comuns e em busca de nossos direitos, pois cumprimos nossos deveres como cidadãos e como coletividade.  
 
  
  
   
 

Dê seu ponto de vista sobre o 7 de setembro abaixo :)
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário